VEJA O QUE É MESMO O PARQUE DAS CAVERNAS DO PERUAÇÚ

O Parque Nacional Cavernas do Peruaçú abriga mais de 140 cavernas, uma tribo indígena, os Xakriabás e mais de 80 sítios arqueológicos catalogados. Toda a área se desenvolveu ao longo do Rio Peruaçú, que é afluente do Rio São Francisco.
Aspectos culturais e históricos
A região do Parque era anteriormente denominada Fazenda Retiro/Morro do Angú. Há registro da presença humana no vale de aproximadamente 11.000 anos atrás. Pesquisadores da UFMG já encontraram vários esqueletos humanos nesta região.
O local foi habitado por populações pré-históricas há 11.000 anos, deixando inscrições rupestres nas grutas e cavernas. Logo após vieram os índios Xakriabás, cultivadores de fumo, milho, mandioca e feijão e que até hoje vivem na região.
Aspectos naturais
A região do Parque era anteriormente denominada Fazenda Retiro/Morro do Angú. Há registro da presença humana no vale de aproximadamente 11.000 anos atrás. Pesquisadores da UFMG já encontraram vários esqueletos humanos nesta região.
Clima
Região de clima quente tem seu período mais seco entre os meses de abril e outubro.
Atrações
As maiores atrações são as inscrições rupestres nas grutas e cavernas encontradas no parque, que foram deixadas pelas populações pré-históricas há 11.000 anos.
Infra-estrutura
O parque não está COMPLETAMENTE aberto à visitação púbica, apenas para fins de pesquisa ou com uma autorização prévia do IBAMA.
Nas cidades próximas como Itacarambi (15 km) e Januária (45 km), é possível encontrar boas pousadas.
Objetivos específicos da unidade
Proteger o patrimônio geológico e arqueológico, amostras representativas de Cerrado, Floresta Estacional e demais formas de vegetação natural existentes, ecótonos e encraves entre estas formações, a fauna, as paisagens, os recursos hídricos, e os demais atributos bióticos e abióticos da região.
Decreto e data de criação
Foi criado pelo do Decreto s/n de 21.09.1999.
Endereço para correspondência
Av. Marechal Deodoro da Fonseca, 202 - Centro - Centro Administrativo Municipal
39480-000 - Januária - MG
Fone: (38) 623-1042 / 1043
Fax: (38) 621-1556 (contato)
Localização
O Vale do Peruaçu está localizado no baixo curso do Rio Peruaçu, no estado de Minas Gerais, no município de Januária.
Acesso
O acesso é feito pela rodovia Montes Claros/Januária; chegando em Januária, siga por 45 km, através da MG-135, até o povoado de Fabião I, onde fica localizado o posto de fiscalização do IBAMA. Deste povoado, segue-se por mais 2 km, em estrada de terra, até chegar no vale do Rio Peruaçú. A cidade mais próxima da unidade é Januária que fica a uma distância de 600 km da capital.

COM INFORMAÇÃO DO SITE http://ecoviagem.uol.com.br/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carro invade contramão, bate contra ônibus, mata três pessoas e fica destruído na BR-070, diz PRF, AS DUAS VÍTIMAS FATAIS SÃO DA CIDADE DE ITACARAMBI

Eleições em Itacarambi (MG): Veja como foi a votação no 2º turno