Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Julho 24, 2016

Motos batem de frente e duas pessoas morrem em Montes Claros

Dois motociclistas, de 43 e 47 anos, morreram em um grave acidente na manhã deste sábado (30) no Bairro Interlagos, emMontes Claros(MG). Os dois veículos bateram de frente e as vítimas morreram no local. Testemunhas informaram à Polícia Militar que o condutor, de 43 anos, estaria embriagado e transitava na contramão. Os corpos foram encaminhados ao Instituto Médido Legal e as causas do acidente serão investigadas pela Polícia Civil. As duas motos ficaram destruídas com o impacto da batida.
G1 GRANDE MINAS

FICHA CAI PARA PREFEITO: CONTAS NÃO FECHAM

Amams apela para decreto conjunto de calamidade financeira, que permite redução de salários e revisão de contratos
Pense numa turma desanimada: Luizinho de São Francisco fala para platéia de prefeitos temerosos com os efeitos da crise financeiras em suas campanhas pela reeleição  O receio tardio de que podem incorrer na lei de responsabilidade fiscal levou mais de 30 dos 80 prefeitos filiados à Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams) a anunciarem a decretação conjunta de calamidade financeira em suas cidades. Em encontro na quinta-feira (28/7), em Montes Claros, prefeitos norte-mineiros pediram ao departamento jurídico da Amams para estudar a possibilidade legal de emissão do instrumento compartilhado em que admitem a quebradeira. A minuta do documento deve ser enviada com urgência para cada prefeitura da região, que, após adequar o texto à realidade local, farão sua publicação. A Amams repete a estratégia utilizada na realização de concursos públicos e no decreto que…

Prefeitos decretam calamidade financeira

Os prefeitos de 33 municípios do Norte de Minas decidiram decretar calamidade financeira, em decisão tomada na manhã de ontem, durante reunião conjunta das duas entidades municipalistas da região, no auditório Deputado Aécio da Cunha Neves, da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams). A proposta foi apresentada pelo prefeito Yuji Yamada, de Janaúba, que mostrou a dificuldade financeira para honrar os compromissos. Na mesma reunião ficou definido que as Prefeituras não retomarão o transporte escolar a partir de segunda-feira, quando começa o segundo período letivo, por causa da falta de repasses do Estado . Na reunião também ficou definido que as Prefeituras não retomarão o transporte escolar a partir de segunda-feira, quando começa o segundo período letivo, por causa da falta de repasses do Estado (FOTO: GIRLENO ALENCAR) A reunião causou polêmica, pois o prefeito Luiz Flávio, de Santa Fé de Minas, lamentou que os prefeitos estejam vivendo essa crise, já que em seu …

Portar armas brancas com mais de 10 cm passa a ser proibido em Minas

O governador Fernando Pimentel sancionou a lei que proíbe o porte em Minas Gerais de instrumentos cortantes ou perfurantes, como facas e canivetes, que a lâmina tenha mais de dez centímetros. Quem for pego com esse tipo de objeto pode ser multado em R$ 2.709,81. A sanção foi publicada nesta quinta-feira (28) no Diário Oficial de Minas Gerais. O Projeto de Lei (PL) 2227/2015 é do deputado estadual cabo Júlio (PMDB). A justificativa do político foi devido aos registros de crimes praticados com esses instrumentos. Além de facas e canivetes, entram como “armas brancas” para essa lei punhais, espadas, floretes, objeto usado na esgrima, espadins, um tipo de espada, e similares que possam ser usados durante uma ação ofensiva. No entanto, de acordo com o documento, “não configura porte de arma branca o transporte do artefato novo, na embalagem original, em bolsas, malas, sacolas, em veículos, desde que acondicionados em mala ou caixa de ferramentas e em razão de atividade econômica desempenhada…

Morador encontra filhote de veado em residência em Bocaiuva

A Polícia Militar de Meio Ambiente atendeu uma ocorrência inusitada nesta quarta-feira (27) em Bocaiuva, no Norte de Minas. Os militares foram acionados para recolher um filhote de veado que invadiu a casa de um morador do Bairro Jardim América.De acordo com o sargento José Walter Soares dos Santos, o morador usou um carrinho de mão para evitar que o animal fugisse do local. O sargento diz também que não é comum este tipo de ocorrência na área urbana da cidade.“Por se tratar de um animal de aproximadamente quatro meses, pode ser que a mãe tenha sido vítima de algum caçador. Assim, o filhote invadiu a residência em busca de abrigo”, explica.O animal foi levado para o Instituto Estadual de Florestas (IEF) emMontes Claros. A PM alerta que nestes casos, quando algum morador perceber a invasão de animais silvestres em residências, deve-se acionar a Polícia de Meio Ambiente, para evitar que o animal busque abrigo em outro local e seja vítima de caçadores.(G1 GRANDE MINAS)

Parque Nacional "Cavernas do Peruaçu" (Itacarambi/MG)

A majestade desse santuário espeleológico e arqueológico pode ser comprovada através das imagens da reportagem do Globo Repórter de Dezembro/2002, mas sempre faltarão palavras para retratar toda a suntuosidade do lugar. Essa reportagem encontra-se disponível na página (veja o vídeo): "Reportagem" do Globo Repórter sobre o Peruaçu.
Localizado no Norte de Minas Gerais, num vale de 17 quilômetros, entre os municípios de Januária, Itacarambi e São João das Missões, e entrecortado pelo Rio Peruaçu, o Parque Nacional Cavernas do Peruaçu é considerado um dos mais importantes sítios arqueológicos do mundo.

Um santuário alheio à presença do homem
Atraídos pela quantidade de cavernas, sítios arqueológicos, formações rochosas em calcário e pela biodiversidade do Vale do Peruaçu, entidades e pesquisadores começaram a pressionar o poder público para que criasse uma Unidade de Conservação (UC) na região ainda nos anos 70.
Em 1989, foi oficialmente instituída a Área de Proteção Ambiental (APA)…

'Tiro saiu pela culatra', diz Ruy Muniz após prisão revogada pelo TRF1

O Tribunal regional Federal da 1ª Região decidiu na tarde desta quarta-feira (27) derrubar a prisão domiciliar do prefeito afastado de Montes Claros, Ruy Muniz (PSB). A decisão foi divulgada pela assessoria de imprensa do prefeito afastado. O TRF1 afirmou que o "relator do processo, juiz federal  Carlos D’Avila Teixeira não se manifestará sobre a decisão solicitada, uma vez que o processo tramita sobre segredo de justiça". Após a decisão Ruy Muniz disse que sua prisão foi injusta, mas percebeu que a população montes-clarense quer que ele volte a administrar a prefeitura da cidade. “O tiro saiu pela culatra. Inventaram uma história. Queriam me desmoralizar. A prisão foi injusta, pois paguei os hospitais e não roubei nada. Todos querem nossa volta com muita humildade”, afirma Muniz. O prefeito afastado disse que, apesar da liberdade provisória, o Tribunal manteve algumas restrições, como pedir autorização para sair da cidade. "Ainda não posso interferir na administração mun…

Jovens são flagrados com drogas e arma em Matias Cardoso

Um grupo de jovens foi apreendido em Matias Cardoso nesta terça-feira (26), por porte ilegal de arma e drogas. Uma denúncia anônima indicou a localização de dois rapazes, de 19 e 20, e de dois menores, de 15 e 16 anos, que estavam numa estrada que dá acesso a Mocambinho e ao Projeto Jaíba. Um revólver calibre 22 e 110 gramas de maconha foram encontrados durante as buscas. Um dos menores já tinha passagem por porte de armas e um dos rapazes é conhecido pelos policiais pela prática de tráfico de drogas.Os autores e o material apreendido foram encaminhados à delegacia de Matias Cardoso.
Do G1 Grande Minas

Homem que matou filho de prefeito é preso pela Polícia Civil em reduto do PCC, em SP

A Polícia Civil (PC) de São João da Ponte apresentou, na tarde de ontem (25), o homem acusado de assassinar a tiros Jeorge Acácio Pereira da Silva, filho do prefeito da cidade. O suspeito Valdeir Pereira da Silva, de 35 anos, estava foragido há quase dois meses e foi preso na casa de familiares em Campinas, no interior de São Paulo. O esconderijo, segundo a polícia, estava dentro de um reduto da facção Primeiro Comando da Capital (PCC) e permanecia cercado por olheiros do crime. De acordo com Fernando Santos Elias, delegado titular do caso, o crime aconteceu no dia 3 de junho. Vítima e autor participavam de um bingo em comemoração aos 30 anos de uma tradicional feira livre local. Valdeir, que estava na companhia do irmão Aldair Pereira da Silva, se desentendeu inicialmente com outros participantes do evento. Jeorge estava com a mãe e teria interferido, antes de também começar a discutir com o acusado. Após alguns minutos, os ânimos se acalmaram e ambos saíram do local Junto de um amigo…

Confira os limites de gastos para prefeito e vereador nas cidades da região - Eleições 2016

Foram publicadas no Diário de Justiça Eletrônico do Tribunal Superior Eleitoral (DJe/TSE) as tabelas atualizadas com os limites de gastos de campanha e de contratação de pessoal nas Eleições Municipais de 2016, conforme previsto na Lei das Eleições (Lei nº 9.504/97). Os valores divulgados pela Justiça Eleitoral foram apurados considerando aqueles efetivamente declarados na prestação de contas da campanha eleitoral de 2012. Cabe ao TSE fazer o cruzamento de dados das informações e divulgar os valores. Após a publicação dos valores preliminares de gastos de campanha, o TSE atualizou os valores de acordo com a variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) da Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de acordo com o parágrafo 2º, art. 2º, da Resolução TSE nº 23.459/2015. O índice de atualização dos limites máximos de gastos foi de 33,7612367688657%, que corresponde ao INPC acumulado de outubro de 2012 a junho de 2016. Para os municípios de até 10 mil elei…

APREENSÃO DE DROGA E ARMA DE FOGO EM ITACARAMBI

Neste sábado (23), militares receberam ligação anônima via 190, dando conta de que o adolescente de 14 anos, estaria vendendo drogas em sua própria residência. De posse das informações, a guarnição PM deslocou até o endereço repassado, onde localizou no quarto do adolescente, debaixo da cama, 01 (uma) espingarda polveira de fabricação artesanal equipada com 02 (dois) canos longos e cabo de madeira e 02 (duas) buchas de substância semelhante a maconha que estavam em cima da mesa do quarto.Diante dos fatos o material foi apreendido e encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil da cidade de Itacarambi/MG para as demais medidas cabíveis. O adolescente ainda não foi localizado. arma apreendida em Itacarambi
AUTOR É PRESO POR TRÁFICO DE DROGAS EM JUVENÍLIA
No dia 23, a Polícia Militar recebeu informações que um indivíduo estaria em um veículo GM Cruze, cor branca, praticando tráfico de drogas. Tal denunciante informou também que visualizou o condutor do Cruze entregando um pacote para uma p…

Prefeitos de Minas não querem tentar a reeleição

Yuji Yamada (PRP) prefeito de Janauba-MG FRANSCINY ALVES - ESPECIAL PARA O TEMPO Crise política e financeira, desgaste político e campanha sem financiamento privado. Todos esses aspectos, se somados, resultam em um cenário desanimador para prefeitos que poderiam tentar conquistar um segundo mandato nas eleições deste ano. Levantamento realizado por O TEMPO mostra que, dos chefes dos 853 municípios mineiros, 683 estão aptos a concorrer ao pleito municipal. Mas, em conversa com a reportagem, alguns deles confidenciaram que o desejo de dar continuidade à gestão tem dado lugar, principalmente, à desistência. Na avaliação de Antônio Andrada (PSB), presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM) e prefeito de Barbacena, na região Central de Minas, o cenário nacional tem tirado dos prefeitos o desejo de tentar a reeleição. “Em 30 anos de vida pública, nunca vi tamanho desânimo e falta de perspectiva dos prefeitos. A crise econômica e o cenário nacional os desanimam. Os municípios dependem d…