Pedal Itacarambi Mtb, desbravando a região com suor ,garra e muitas pedaladas.

A imagem pode conter: 10 pessoas, pessoas em pé, atividades ao ar livre e natureza
A Pedal Itacarambi Mtb é uma equipe de ciclistas amadores praticantes das modalidades  “mountain bike” e “speed”, com atividades frequentes no município de Itacarambi. A equipe hoje pratica suas atividades sem qualquer tipo de apoio externo, contando apenas com a força de vontade dos ciclistas, o amor ao esporte e uma forte amizade/união que tem crescido a cada dia.
O grupo conta com aproximadamente 20 ciclistas. Destes, todos têm sua forma de se manter frequente no grupo, entre treinos urbanos e trilhas que compreendem os arredores do município no perímetro rural. Hoje, os ciclistas já dispõem, inclusive, de um uniforme que leva consigo um brasão que homenageia a cidade de Itacarambi. A equipe tem entre seus principais objetivos perante o município e sua população o incentivo à prática do esporte e a divulgação do belo patrimônio natural que cerca a cidade de Itacarambi, muitas vezes desconhecido.
A origem do grupo se deu há muito tempo. Hoje a equipe não sabe definir uma data de surgimento e início das atividades. Dentre os mais antigos na prática, são conhecidos o Júnior, ou Juninho de Ivone, os irmãos Luciano e Juninho de João Batista e o Jacó da Gontijo, antigamente residente no município. Posterior à redução das atividades deste pequeno grupo, um indivíduo passou a pedalar por algumas trilhas e em um dado momento foi procurado por um dos pioneiros da prática no município. Ocorreu ali um encontro para uma trilha que proporcionou, mais tarde, visibilidade local ao esporte.
Levou um bom tempo, cerca de três anos, para que fossem percebidos alguns ciclistas fazendo seus treinos isoladamente, sem muito vínculo entre si na maioria dos casos. Se foi uma influência do que para Itacarambi foi o primórdio, não se sabe, mas há uma grande chance de que aquela junção no inicio incentivou muitos indivíduos a se encorajar e “cair na estrada”. Feito isso, bastou juntar a todos. Tendenciosamente, o gosto por uma atividade em si já une seus praticantes quase que de forma natural. Com o empenho de todos, cada um com um potencial sobressalente, estes indivíduos foram se juntando em pequenos grupos e, posteriormente, passaram a ser um único grupo, a equipe Pedal Itacarambi.
A Pedal Itacarambi teve seu ápice em 2016, quando um grande número de cidadãos do município de Itacarambi passou a observar alguns ciclistas que já vinham fazendo seus treinos pelas ruas da cidade. Em pouco tempo estes ciclistas passaram a ser procurados por pessoas interessadas a praticar o esporte, buscando informações a respeito. Alguns destes que buscavam informações tornaram-se ciclistas e passaram a serem multiplicadores da prática na cidade.
A equipe hoje não dispõe de uma figura central de líder. Todos os integrantes têm para si o pensamento de que como em cada organismo vivo, cada parte isolada ali é importante e, na falta de qualquer uma delas, todo o sistema sucumbe. Cada um tem consciência do seu gigante papel perante a equipe e seus propósitos e o desempenha com rigor. O próprio amor ao esporte gera em cada um dos ciclistas um comprometimento que chega a ser sagrado, e isso facilita no trabalho de divulgação e incentivo aos novos membros. A cada novo integrante, a equipe comemora e se fortalece mais.
Dos trajetos percorridos pela equipe, destacam-se a Trilha Criminosa, já bastante explorada por motociclistas, o Circuito Várzea Grande/Peruaçu/Fabião I-II, a Trilha do Rinoceronte, a Trilha Rancharia/Remanso, o Circuito Poço Verde/Brejo de Santana, a Trilha do Jatobá/Cachoeira Fabião II, a Trilha Ladeira do Mirante e a BR 135, onde os ciclistas costumam fazer treinos semanais rumo ao Fabião I em busca daquela água de coco gelada na barraca da “Dona Norata”. Além destes roteiros, algumas outras trilhas são percorridas por toda a equipe ou grupos isolados dela, como foi nos municípios de Januária, Manga, São João das Missões, Mocambinho, imediações de Jaíba, Vila Florentina, Frente III e Mocambinho.
Além das atividades realizadas pelo grupo no município, que já se mantêm em um número elevado, o grupo participou recentemente de um evento esportivo na cidade de Januária, o Pedal Morro do Itapiraçaba, com a trilha até o morro que dá nome ao evento e posterior escalada no mesmo morro. O evento foi promovido pela Associação de Ciclistas e Corredores de Rua de Januária (ACCRJ) e, na ocasião, os integrantes desta associação foram convidados a conhecer o patrimônio de Itacarambi, tornando-se assim, uma grande parceira da Pedal Itacarambi no sentido de propor ações no campo do ciclo turismo, integrando a prática no nível intermunicipal.
A Pedal Itacarambi, por meio de seus membros busca a adesão de novos membros. Os integrantes sempre fazem questão de convidar amigos, parentes ou até mesmo desconhecidos, no intuito de expandir as atividades e, assim, o foco. Hoje o grupo conta com uma página no Facebook, por meio do link www.facebook.com/pedalitacarambi.mtb e com um grupo no Whatsapp, onde trocamos informações, fotos e experiência entre os membros.
Números para contato:
Ivan Freitas: 38 99869-2277
Júnior: 38 99953-2749
Leonardo: 38 99159-7389
Mário Sérgio: 38 99203-2868.
A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, bicicleta, árvore e atividades ao ar livre
A imagem pode conter: 2 pessoas, céu e atividades ao ar livre
A imagem pode conter: 7 pessoas, pessoas sorrindo, atividades ao ar livre e natureza

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carro invade contramão, bate contra ônibus, mata três pessoas e fica destruído na BR-070, diz PRF, AS DUAS VÍTIMAS FATAIS SÃO DA CIDADE DE ITACARAMBI

Eleições em Itacarambi (MG): Veja como foi a votação no 2º turno