Pular para o conteúdo principal

Prefeitura realiza exames de mamografias para mulheres acima de 50 anos.

A imagem pode conter: atividades ao ar livre
‘’O trabalho preventivo que salva vidas é feito em um consultório móvel no centro da cidade’’
A Prefeitura de Itacarambi, por meio da secretaria municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais estará realizando durante duas semanas, exames preventivos contra o câncer de mama, na Rua Januária ao lado do Ambulatório Central, no centro da cidade. Os exames são feitos em um consultório que fica dentro de um caminhão. Mulheres entre 50 e 69 anos de idade podem fazer o procedimento e para isso devem fazer um pré-agendamento junto as Unidades de Saúde mais próxima de casa ou no Centro de Atenção à Saúde da Mulher Para o atendimento, as mulheres devem comparecer á unidade móvel, com o formulário de requisição de mamografia devidamente preenchido pelo profissional de saúde. Toda paciente deverá apresentar carteira de identidade e cartão SUS atualizado.
A expectativa é de que cerca de 50 exames sejam realizados por dia. Além do importante trabalho de prevenção da doença, o trabalho tem como objetivo chamar a atenção para a realidade atual do câncer de mama e para a importância do diagnóstico precoce. Para a Prefeita Doutora Nívea que também é medica, sabe que este tipo de exame é fundamental para as mulheres de Itacarambi e ficarão monitorando de perto o atendimento das pacientes durante essas duas semanas em que o caminhão móvel permanecerá na cidade.
Programa Estadual do Câncer de Mama
O Programa Estadual de Controle do Câncer de Mama possui uma série de diretrizes para ampliar o acesso das mulheres entre 50 e 69 anos aos exames de mamografia de rastreamento para detecção precoce da doença.
Esse grupo, caso esteja sem sintomas, por exemplo, não precisa passar por uma consulta médica para ter acesso ao exame. As mulheres nessa faixa etária podem solicitar o encaminhamento na Unidade Básica de Saúde sem a realização da consulta e o agendamento pode ser feito na mesma unidade.
A recomendação é que as mulheres que tiveram resultados normais na mamografia realizem o exame a cada dois anos. Para as mulheres que estão fora dessa faixa etária é ofertada a mamografia diagnóstica, caso haja indicação da equipe de saúde, conforme suspeita clínica.

Por Vailton Ferreira.
A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sentadas e tabela
A imagem pode conter: 1 pessoa, tela
A imagem pode conter: atividades ao ar livre

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COORDENADORIA DE TURISMO DE ITACARAMBI REALIZA REUNIÃO COM TAXISTAS E EMPRESAS DE TURISMO

A Prefeitura de Itacarambi através da Coordenadoria Municipal de Turismo quer Investir no setor de turismo é viabilizar mais renda e emprego em Itacarambi. Esse é o objetivo da Prefeitura de Itacarambi. Foi por isso que a Coordenadora de Turismo Claudia Seixas realizou na tarde desta quarta-feira, reunião com taxistas da cidade com o objetivo de falar sobre a importância destes profissionais como divulgadores das potencialidades locais. A reunião aconteceu na Coordenadoria de Turismo. Os profissionais receberam diversas orientações sobre como incentivar o turismo junto aos clientes e ainda ganhar com isso. Na mesma ocasião, os taxistas e operadores de empresas de turismo receberam um formulário onde poderão se cadastrar no CADASTRU a nível Nacional e na SETUR a nível Estadual. A Coordenadora Cláudia disse ainda que estará à disposição de todos para ajuda-los em qualquer ocasião. Falou que em breve todos os taxistas poderão participar de um curso de capacitação realizado pelo SEBRAE mina…

Brigadistas tentam conter incêndio no Parque Estadual da Mata Seca, em Manga

Cerca de 35 pessoas tentam combater um incêndio no Parque Estadual da Mata Seca, em Manga, no Norte de Minas nesta quarta-feira (18). O Parque possui mais de 10 mil hectares, segundo a Secretaria de Meio Ambiente (Semad). Os focos, de acordo com a coordenadora regional do Previncêndio em Januária, Naima Porto, atinge uma área de lagoas dentro do Parque. Várias denúncias apontam que o fogo tenha sido provocado por uma ação criminosa. “Desde domingo (15) estamos trabalhando no combate a estas chamas. Hoje conseguimos conter o primeiro foco e logo fomos acionados para este outro ponto. As denúncias apontam que três caçadores e pescadores são os responsáveis pelo início das chamas”, explica a coordenadora. Funcionários do Instituto Estadual de Floresta (IEF), brigadistas da Semad, Previfogo e ICMBio, trabalham na área na tentativa de conter o avanço do fogo. Nailma Porto afirmou que a Polícia Militar de Meio Ambiente foi acionada. Na tarde desta quarta-feira uma equipe da PM foi enviada ao l…

Motorista perde controle de carreta com etanol e capota em trevo da BR-365, em Pirapora

Um motorista de uma carreta que transportava etanol capotou o veículo na BR-365 na tarde desta quinta-feira (19), na saída de Pirapora para Buritizeiro, no Norte de Minas. De acordo com Corpo de Bombeiros, o condutor tentava fazer a rotatória quando perdeu o controle do veículo e saiu da pista. Ele sofreu escoriações no rosto e foi encaminhado para o Hospital Municipal de Pirapora. Ainda de acordo com os militares, houve vazamento do etanol próximo à rodovia e, por ser um material perigoso, foi necessário fazer o resfriamento da carga; até a publicação desta matéria, a equipe permanece no local para fazer a prevenção, até que a carreta seja retirada. O trânsito no local flui em meia pista. Situação que pode ser normalizada apenas nesta sexta-feira (20), de acordo com o Corpo de Bombeiros.(G1 GRANDE MINAS)