AMAMS consegue liberação de convênios do transporte escolar para municípios inscritos no SIAFI


Em defesa aos interesses de todo o Norte de Minas, o presidente da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene – AMAMS, Zé Reis, esteve no último dia 02 de fevereiro em Belo Horizonte, para reunião com o Superintendente Técnico Operacional da Defesa Civil, Tenente Coronel Roberto Turbino, com a Secretária de Estado de Educação, Macaé Maria Evaristo e o Secretário de Estado Marco Antônio, em busca de soluções para a falta de abastecimento de água na região e o transporte escolar.
Na reunião com o Superintendente Técnico Operacional da Defesa Civil, foi solicitada ajuda no enfretamento da seca da região, o Superintendente sugeriu a união de esforços junto ao Governador de Minas Gerais e à Defesa Civil Nacional, na busca de recursos para aquisição de caminhões pipa, uma ajuda importante para os municípios que estão sem abastecimento de água.
Na oportunidade, o presidente Zé Reis, junto ao Deputado Estadual Paulo Guedes, o prefeito de Juvenília, Rômulo Carneiro e outros representantes municipais se reuniram com a Secretária de Estado da Educação, Macaé Maria Evaristo, para discutir sobre as parcelas de 2016 do transporte escolar em atraso e para definir o calendário escolar.
No que diz respeito ao transporte escolar, o Secretário de Estado Marco Antônio, garantiu a doação de 400 ônibus escolares aos municípios norte mineiros, que será realizada no dia 10 de fevereiro, uma importante contribuição neste início de ano, que vai desafogar os caixas das prefeituras que precisam terceirizar o serviço para a realização do transporte escolar.
Outra conquista na área do transporte escolar é o repasse das parcelas em atraso de 2016.  A primeira parcela será paga já na semana que vem e o restante ao final do mês de fevereiro, encerrando assim todas as despesas referentes ao ano de 2016. Os valores que serão repassados para este serviço em 2017 serão os mesmo de 2016.

O presidente Zé Reis conseguiu também, junto ao Secretário Marco Antônio, que sejam liberados os convênios dos municípios que estão inscritos no Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal - SIAFI, situação que era preocupante principalmente para os gestores que estão assumindo as prefeituras que já vinham com débitos e estavam impedidas de receber os convênios por conta de atrasos da gestão anterior.(ASCOM AMAMS)

Comentários