PREFEITA DRA. NÍVEA MARIA E O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE AGRICULTURA PARTICIPAM DE SEMINÁRIO NA AMAMS

     PREFEITA DRA. NÍVEA AO LADO DO PREF. DR. MARCELO DE JANUÁRIA, PRES. DA AMAMS E GILMAR
A Prefeita de Itacarambi, Dra. Nívea Maria e o Secretário Municipal de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, Gilmar Alves Barros e sua equipe de Coordenadores, se reuniram na manhã do dia 21 de março, no auditório da Associação dos Municípios da Área Mineira da SUDENE –  AMAMS, para discutirem sobre como aderir ao projeto da Organização das Nações Unidas de fomento a produção de energia limpa, como agregar recursos e fomentar a produção do óleo do coco de macaúba, planta nativa do Norte de Minas. O evento foi realizado em parceria com o Comitê da Bacia do Rio Verde Grande e a Sociedade Rural de Montes Claros.
Na reunião contou com vários Prefeitos, secretários e representantes de entidades de classe do Norte de Minas.
O Seminário “Utilização dos recursos do Fundo Internacional do Clima”, mantido pela Organização das Nações Unidas e Banco Interamericano de Desenvolvimento teve a exposição do montesclarense Danilo Colares Moreira, que é especialista na área, e também autor do projeto de criação do Porto Seco do Norte de Minas, que poderá abrir as portas para a importação e exportação da área mineira da SUDENE, a partir de Montes Claros.
Durante a reunião foi discutido sobre a revitalização do Rio Verde Grande, a estruturação do projeto da Bacia Hidrográfica do Rio Verde Grande para submissão ao Fundo Clima e o Programa Produtor de Águas da Agência Nacional de Águas, sobre o projeto Novo Chico de Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco e a Integração Petrobrás Biocombustível para apoio à domesticação da Macaúba e a aquisição do óleo.
O presidente da AMAMS, José Reis, prefeito de Bonito de Minas, é entusiasta do projeto, “o coco de macaúba é” natural da região e basta saber explorá-lo adequadamente, para que o Norte de Minas seja beneficiado com os ganhos dessa produção, a AMAMS irá fazer toda logística necessária para que as informações desse evento, que foram de extrema importância, alcance todos os municípios que podem ser beneficiados com essa ação.
POR VAILTON, COM INFORMAÇÃO DA AMAMS.