CAPS realiza semana de luta Antimanicomial em Itacarambi

caps
O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Itacarambi realizou nesta semana uma série de atividades que integram as comemorações do Dia Nacional de Luta Antimanicomial, celebrado anualmente no 18 de maio.
As atividades reuniram usuários, familiares e integrantes das equipes de saúde. O objetivo da semana é divulgar amplamente os serviços que estão disponíveis para o cuidado às pessoas com sofrimento mental bem como para o apoio a familiares e amigos.
A programação foi marcada pela exibição de filmes – Projeto Cine Caps – em vários bairros da cidade, com temas sobre a luta antimanicomial e saúde mental. Além dos filmes, também teve oficina de música, show de calouros para os usuários do Caps, teve ainda uma palestra com o tema “Transtornos mentais”, para famílias e pacientes da unidade. Teve também aulão de Zumba para toda a população e sorteio de brindes para os pacientes do Caps.
gif capsO Movimento da Luta Antimanicomial brasileiro trabalha na defesa da inserção da pessoa em estado de sofrimento mental na sociedade, com a valorização e garantia de todos os seus direitos.
Ele atua em busca de um tratamento humanizado dessas pessoas e desde a década de 1980 vem conquistando importantes avanços políticos, normativos e assistenciais que funcionaram como peças fundamentais para a Reforma Psiquiátrica no país.
Ampliando o debate sobre a construção de uma ampla rede de atenção em saúde mental, aberta, competente, funcional, abrangente e com apoio ampliado às famílias, o Movimento da Luta Antimanicomial tem como meta a substituição progressiva dos hospitais psiquiátricos tradicionais por serviços abertos de tratamento.
Isso implica na adoção, por toda a sociedade, de formas de atenção dignas e diversificadas de modo a atender às diferentes manifestações e momentos em que o sofrimento mental surge e se manifesta.


Rildo Madureira - ASSCOM Prefeitura de Itacarambi

Comentários