Jovens podem reservar vagas no transporte coletivo interestadual e a emissão gratuita da Carteira de Identificação Estudantil para estudantes.

O Programa Identidade Jovem lançou oficialmente, em 6 de dezembro de 2016, a Identidade Jovem (ID Jovem), documento virtual de identificação para jovens de baixa renda. Este cartão garantirá o benefício da meia-entrada para acesso a eventos artístico-culturais e esportivos, bem como a reserva de vagas no transporte coletivo interestadual e a emissão gratuita da Carteira de Identificação Estudantil para estudantes.
A ID Jovem é disponibilizada gratuitamente pela internet, no site da Caixa Econômica Federal, acessando https://idjovem.caixa.gov.br/idjovem/, e por meio do aplicativo da ID Jovem para smartphones, disponível para Android, IOS e Windows Phone.
Para solicitar a ID Jovem, é preciso cumprir os requisitos do programa: possuir de 15 a 29 anos de idade, estar inscrito no Cadastro Único, ter renda familiar total de até dois salários mínimos e estar com dados atualizados há pelo menos 24 meses no Cadastro Único.
Cumpridos esses requisitos, o jovem pode fazer o download do aplicativo no seu smartphone ou acessar o site da ID Jovem (https://idjovem.caixa.gov.br/idjovem/). Em seguida, deve inserir os dados pessoais solicitados: Número de Identificação Social (NIS), nome completo, data de nascimento e nome completo da mãe. Caso a pessoa não saiba seu NIS, a ID Jovem oferece a ferramenta Localizar NIS, onde é necessário informar nome completo e outras duas informações solicitadas.
Atenção: Os dados informados para tirar a ID Jovem e localizar NIS devem ser idênticos aos registrados no Cadastro Único. Se houver alguma divergência nos dados, a pessoa deve procurar a gestão municipal para corrigir, no Cadastro Único, os erros identificados.
É importante ressaltar que a atualização da base de dados do programa ocorre mensalmente, geralmente no terceiro final de semana do mês. Portanto, a pessoa que fizer sua inscrição ou atualização no Cadastro Único deverá aguardar até 30 dias para emitir sua ID Jovem pelo aplicativo ou pelo site.
Após a emissão da Identidade Jovem, que é um documento virtual, o cartão terá validade de 30 dias. Terminada a validade, será necessário emitir novo cartão, por meio do site ou do apl icativo do programa, momento em que os requisitos para ser beneficiário da ID Jovem serão verificados novamente.
A emissão da Identidade Jovem não será realizada pelas gestões municipais do Cadastro Único nem pelos equipamentos da assistência social, como os Centros de Referência de Assistência Social (Cras).
Todo o processo de solicitação, verificação das condições para participar do programa e emissão do cartão virtual serão realizados online, através do site ou do aplicativo para smartphones da ID Jovem.


Comentários