SECRETARIA DE SAÚDE DE ITACARAMBI SOLTA NOTA REFERENTE OS PACIENTES DE HEMODIÁLISES.

                         Rafael Andrade,Secretário de Saúde de Itacarambi
A Prefeitura de Itacarambi, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), oferece transporte para pacientes da cidade que necessitam de hemodiálise. O serviço ofertado três vezes por semana, terça-feira, quinta-feira e sábado, beneficiando 09 pacientes que usufruem do transporte todas as manhãs, para se deslocarem de suas residências para a clínica que atende os dialíticos na cidade de Brasília de Minas e para retornarem para casa após o tratamento. Desses nove pacientes, quatro estão na fila de transplante, inclusive o paciente Ricardo Duarte.
Desde o início do ano a nova Administração Municipal tem aprimorado este serviço e preza muito o atendimento dos seus pacientes
Informa ainda, o ocorrido nesta terça-feira, 23 de maio com o paciente Ricardo Duarte ao manifestar nas redes sociais da internet, a questão sobre a demora do carro no transporte no retorno para sua residência. Informamos que o carro teve que levar outra paciente para a cidade de Montes Claros, para efetuar exame de Prova Cruzada, que é o exame em que se mistura o sangue do receptor e do doador para ver se há possibilidade de rejeição nas primeiras horas pós-transplante. Se for positivo, o transplante não será realizado, pois a chance de rejeição é de quase 100%.
Mas a paciente A.F. M, que faz hemodiálise há cinco anos não recebeu o transplante e teve que ficar em Montes Claros, retornando para Itacarambi, nesta quarta-feira (24). Com relação à nota postada pelo paciente Ricardo, a prefeitura informa que existem três veículos disponíveis somente para levar os pacientes para Brasília de Minas. O que ocorreu foi uma situação em que a paciente teria que ser levada com urgência para Montes Claros. Segundo a paciente alguns dias atrás o paciente Duarte passou pelo mesmo procedimento. No qual teve que ficar esperando o retorno de Montes Claros.
A Secretaria de Saúde informa ainda, que naquela mesma data, ou seja, no dia 23(terça-feira), tinha um carro programado para levar um paciente para Belo Horizonte, por isso não haveria carro com disponibilidade para buscar os pacientes de Brasília de Minas, optando com o mesmo que tinha levado o paciente Duarte. Por isso houve este contratempo. O município manifesta que não teve nenhum descaso com o paciente. Segundo o Secretário de Saúde, a prefeitura tem efetuado um excelente serviço no transporte de pacientes e jamais não compactua com esta situação. Informa ainda que este é um serviço de prioridade para com os pacientes dialíticos, onde atenção precisa ser redobrada.

 Sobre a Hemodiálise
Hemodiálise é um procedimento através do qual uma máquina limpa e filtra o sangue, ou seja, faz parte do trabalho que o rim doente não pode fazer. O procedimento libera o corpo dos resíduos prejudiciais à saúde, como o excesso de sal e de líquidos. Também controla a pressão arterial e ajuda o corpo a manter o equilíbrio de substâncias como sódio, potássio, uréia e creatinina. As sessões de hemodiálise são realizadas geralmente em clínicas especializadas ou hospitais.

Secretaria Municipal de Saúde de Itacarambi.

Comentários