Pular para o conteúdo principal

Itacarambi realiza batizado e troca de corda de capoeiristas


Aconteceu a SEGUNDA VADEIA ITACARAMBI  nos dias 17 e 18. O evento foi realizado na Quadra Poliesportiva do CAIC. Uma organização do professor URÚ e alunos de Itacarambi, com a supervisão do Mestre BIM da Capoeira Sinhá do Reino de Januária. Com apoios da Prefeitura, Coordenadoria Municipal de Esporte, Secretaria de Turismo e Eventos e patrocínio dos comerciantes da cidade.
Sete cidades participaram do evento, JANAÚBA, JAÍBA, MATIAS CARDOSO, VERDELÂNDIA, JANUÁRIA, CARINHANHA E ITACARAMBI. Com muitos batuques e ritmos para celebrar a Segunda Vadeia reuniu vários professores, instrutores e o Mestre de Capoeira, BIM de Januária. 
O gingado, misturado com o Batizado e  Troca de cordões do Grupo Sinhá do Reino realizado neste sábado e domingo, trouxe para a cidade de Itacarambi, os renomados professores de capoeira do Norte de Minas, Além do batizado e da troca de cordões, o evento contou com a primeira formatura de alunos da cidade, principalmente da Escola Estadual Professor Josefino Barbosa, onde cinco alunos da escola puderam receber suas cordas por merecimento e dedicação.
Segundo o Professor Urú, -, o batizado  de capoeira é a primeira vez que o aluno joga com um mestre, por isso é necessário praticar o esporte entre seis meses a um ano. A troca de cordões compreende as graduações da capoeira na qual o aluno recebe diferentes cores de cordões representando seu grau de habilidades no esporte. 
– O cordão verde é a primeira graduação depois passará por varias fases até chegar a ser mestre cujo cordão terá todas as cores: verde, amarelo, azul e branca junta – explicou,
A formatura ocorre quando o aluno tem alto grau de habilidades em todos os âmbitos do esporte, conhecimento sobre a história da capoeira e responsabilidade com a causa. Para tornar-se um aluno formado, segundo o Mestre Bim,  é necessário cerca de 10 anos de dedicação ao esporte. 
– Os principais requisitos para formação é ter aptidão física, conhecimento sobre a história da capoeira e responsabilidade com a causa. Batizado de capoeira é uma festa para a apresentação de aluno iniciante à sociedade, é a primeira vez que o aluno joga com o mestre – contou o Mestre.
Esteve presente no evento, a Secretária Municipal de Turismo, Cláudia Seixas, representou a prefeita Dra. Nivea Maria, os Vereadores Danillo Fraga, Buguinha e dezenas de pais de alunos. O Coordenador de Esporte, Fernando Teixeira não pôde comparecer porque se encontra em viajem, participando de um evento esportivo.
As graduações na capoeira têm várias etapas. Primeiro ele se transforma em aluno formado, depois instrutor,  professor, contra-mestre e mestre. Para ser um mestre é necessário cerca de 30 anos de dedicação ao esporte. .Após apresentação do evento, foi servido um almoço para todos.
Por Vailton Ferreira


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COORDENADORIA DE TURISMO DE ITACARAMBI REALIZA REUNIÃO COM TAXISTAS E EMPRESAS DE TURISMO

A Prefeitura de Itacarambi através da Coordenadoria Municipal de Turismo quer Investir no setor de turismo é viabilizar mais renda e emprego em Itacarambi. Esse é o objetivo da Prefeitura de Itacarambi. Foi por isso que a Coordenadora de Turismo Claudia Seixas realizou na tarde desta quarta-feira, reunião com taxistas da cidade com o objetivo de falar sobre a importância destes profissionais como divulgadores das potencialidades locais. A reunião aconteceu na Coordenadoria de Turismo. Os profissionais receberam diversas orientações sobre como incentivar o turismo junto aos clientes e ainda ganhar com isso. Na mesma ocasião, os taxistas e operadores de empresas de turismo receberam um formulário onde poderão se cadastrar no CADASTRU a nível Nacional e na SETUR a nível Estadual. A Coordenadora Cláudia disse ainda que estará à disposição de todos para ajuda-los em qualquer ocasião. Falou que em breve todos os taxistas poderão participar de um curso de capacitação realizado pelo SEBRAE mina…

Brigadistas tentam conter incêndio no Parque Estadual da Mata Seca, em Manga

Cerca de 35 pessoas tentam combater um incêndio no Parque Estadual da Mata Seca, em Manga, no Norte de Minas nesta quarta-feira (18). O Parque possui mais de 10 mil hectares, segundo a Secretaria de Meio Ambiente (Semad). Os focos, de acordo com a coordenadora regional do Previncêndio em Januária, Naima Porto, atinge uma área de lagoas dentro do Parque. Várias denúncias apontam que o fogo tenha sido provocado por uma ação criminosa. “Desde domingo (15) estamos trabalhando no combate a estas chamas. Hoje conseguimos conter o primeiro foco e logo fomos acionados para este outro ponto. As denúncias apontam que três caçadores e pescadores são os responsáveis pelo início das chamas”, explica a coordenadora. Funcionários do Instituto Estadual de Floresta (IEF), brigadistas da Semad, Previfogo e ICMBio, trabalham na área na tentativa de conter o avanço do fogo. Nailma Porto afirmou que a Polícia Militar de Meio Ambiente foi acionada. Na tarde desta quarta-feira uma equipe da PM foi enviada ao l…

Motorista perde controle de carreta com etanol e capota em trevo da BR-365, em Pirapora

Um motorista de uma carreta que transportava etanol capotou o veículo na BR-365 na tarde desta quinta-feira (19), na saída de Pirapora para Buritizeiro, no Norte de Minas. De acordo com Corpo de Bombeiros, o condutor tentava fazer a rotatória quando perdeu o controle do veículo e saiu da pista. Ele sofreu escoriações no rosto e foi encaminhado para o Hospital Municipal de Pirapora. Ainda de acordo com os militares, houve vazamento do etanol próximo à rodovia e, por ser um material perigoso, foi necessário fazer o resfriamento da carga; até a publicação desta matéria, a equipe permanece no local para fazer a prevenção, até que a carreta seja retirada. O trânsito no local flui em meia pista. Situação que pode ser normalizada apenas nesta sexta-feira (20), de acordo com o Corpo de Bombeiros.(G1 GRANDE MINAS)