Consórcio CimVales e Prefeitura implantam Tecnologias de combate à seca

cimvales1Em janeiro deste ano, a prefeitura de Itacarambi, através da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente aderiram ao CimVales (Consórcio Intermunicipal Norte Mineiro de Desenvolvimento Regional dos Vales do Carinhanha, Cochá, Peruaçu, Japoré e São Francisco).
Esta adesão foi apresentada para apreciação no plenário da câmara dos vereadores, e a proposta do projeto foi aprovada por unanimidade.
Desde então, a equipe do secretário Gilmar Alves de Barros iniciou junto com a empresa Ab Minas, a execução da implantação de várias tecnologias que são disponibilizadas pelo Ministério do Desenvolvimento Social Agrário (MDSA).
Nesta 1ª etapa foi disponibilizado recurso para implantação e construção das seguintes tecnologias : 56 tecnologias de Telhadão, 32 Tecnologias Barreiro Trincheiras, 9 Tecnologias Cisternas Escolar, atendendo as seguintes comunidades rurais: P.A Milagres, Maria Preta, Riachão, Brejo de Santana e Riachão Pajeu.
Além das tecnologias citadas já implantadas, O programa disponibiliza outros modelos que estão sendo avaliados pela Secretaria de Agricultura em conjunto com os técnicos do CimVales e AB Minas para implantação nas comunidades selecionadas como: Barragens Subterraneas e Tecnologia Calçadão.
Gilmar ressalta que para chegar ao recurso disponibilizado, o município desembolsa através de recurso próprio um valor expressivo da contrapartida.
Para este ano de 2017, a prefeitura já captou pelo o consórcio CimVales o valor que chega na ordem de RS 1.000.00,00 (um Milhão de Reais).
Tanto a prefeita, Dra. Nívea Maria, quanto o Secretário Gilmar Barros, são categóricos em afirmar que não medirão esforços e não haverá imposição para a busca de recursos que sejam benéficos aos produtores rurais.
“Posso dizer em nome da gestão da prefeita Nívea, temos conhecimento da forte estiagem que assola nossa região, há mais de 6 anos, então é o mínimo que podemos fazer para amenizar o sofrimento das comunidades e produtores rurais do nosso município, e outras ações estão por vir para todos.” Declarou o secretário.
Rildo Madureira - Vailton Ferreira/ AssCom Prefeitura de Itacarambi

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carro invade contramão, bate contra ônibus, mata três pessoas e fica destruído na BR-070, diz PRF, AS DUAS VÍTIMAS FATAIS SÃO DA CIDADE DE ITACARAMBI

Eleições em Itacarambi (MG): Veja como foi a votação no 2º turno