ESCOLAS DE ITACARAMBI RESGATAM HISTÓRIAS FOLCLÓRICAS DE NOSSA REGIÃO

As escolas do município de Itacarambi realizaram durante a semana várias apresentações em homenagem ao dia do Folclore, que é comemorado no dia 22 de agosto. Resgatando algumas histórias folclórica de nossa cidade.
Na manhã desta sexta-feira(1º), O Pré Escolar Municipal Sossego da Mamãe, em uma ação Pioneira desenvolveu a Primeira apresentação do Reis do Boi Mirim.
O Reis do Boi é uma das manifestações culturais mais apreciadas pela população de Itacarambi, por isso o seu resgate é prioritário para a história de nossa cidade.
Segundo a história, o Bumba meu Boi. Também conhecido como Reis do Boi. Dança Folclórica de nosso País. Com a narrativa baseada na morte e ressurreição de um boi. Diz à lenda que um casal de escravos: Pai Francisco e Catarina, estando grávida, desejou comer língua de boi. Seu esposo matou o boi do fazendeiro, não sabendo ele que era o de maior estima do patrão. Muito triste, pediu que os caboclos, índios, feiticeiros e animais selvagens ressuscitassem o boi. E eles ressuscitaram     o animal. O fazendeiro muito feliz fez uma grande festa e chamou os negros para tocar e animar. A principal manifestação folclórica de nossa cidade foi trazida por SÁ MARTINHA. Passado de geração em geração é chamado de sabedoria popular. Os alunos do Sossego da Mamãe se divertiram muito. E encerraram a apresentação com degustação de delicias e gostosuras da culinária mineira, feitas pelas mãos de fadas das mães dos alunos.
A Escola Municipal Adélia Seixas apresentou poesias, trava-língua, ditados populares, músicas regionais e comidas típicas. Finalizando com brincadeiras de roda e um delicioso piquenique.
A prefeita Dra. Nívea Maria, o vice Wilson Luiz (LÚ) e a secretária de educação Zilene Seixas compareceram no evento.
Por Vailton Ferreira –fotos e informação de supervisora Kátia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carro invade contramão, bate contra ônibus, mata três pessoas e fica destruído na BR-070, diz PRF, AS DUAS VÍTIMAS FATAIS SÃO DA CIDADE DE ITACARAMBI

Eleições em Itacarambi (MG): Veja como foi a votação no 2º turno

Jovem morre após ser baleado em Itacarambi