MONTES CLAROS: Governador de Minas participa de solenidade para entrega de tratores destinados à agricultura familiar

Evento marcou entrega de tratores para municípios e associações (Foto: Pablo Caires/Inter TV Grande Minas)
O governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT), cumpriu agenda de compromissos em Montes Claros na manhã deste sábado (28), onde participou de solenidade para a entrega de 45 tratores, disponibilizados à agricultura familiar em municípios da região Norte e do Nordeste do estado.
A solenidade ocorreu no Parque de Exposições João Alencar Athayde e reuniu representantes de 41 municípios e associações do Norte de Minas que serão beneficiados com os equipamentos. Segundo o Governo de Minas, os tratores, equipados com grades para arado, vão beneficiar nove mil famílias rurais.
"Só quem não conhece Minas Gerais que acha que este tipo de entrega é uma coisa pequena; não é não. Faz uma diferença enorme em um município pequeno, que tem assentamento rural, uma comunidade rural, produção familiar", afirmou Fernando Pimentel.
O governador destacou ainda, durante sua fala, os problemas enfrentados pela falta de água no estado e citou a obra no Rio Pacuí, para atender o abastecimento de Montes Claros. "Vamos achar outras soluções. O Pacuí não vai ser uma solução definitiva. Vamos ter que construir um plano de longo prazo para Minas Gerais para a questão hídrica".
Investimentos e cobrança
Parte dos tratores foram adquiridos através do Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene); outros, através de emendas parlamentares federais e estaduais. O total investido pelo Estado na aquisição dos tratores foi de R$ 4,12 milhões.
"Nós temos uma diminuição do volume pluviométrico nos últimos 10 anos, e isso dificultou cada comunidade, aumentou o índice de pobreza nos municípios, e é a função sim do Estado cada vez mais dar aporte aos municípios para melhor a qualidade de vida das famílias rurais", afirmou o diretor geral do Idene, Gustavo Xavier, ao fazer um diagnóstico da realidade enfrentada pelos produtores do Norte de Minas.
Durante o evento para a entrega das chaves dos tratores, Fernando Pimentel se reuniu com 25 prefeitos da região. Os representantes municipais cobraram investimentos no transporte escolar e em hospitais, e pediram ainda o desbloqueio do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços do Estado (ICMS).

"Foi feito o compromisso de cronograma para regularizar este repasse, para que possamos colocar a vida dos municípios para andar mais rápido, para o desenvolvimento da nossa região”, José Reis, presidente da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams).(G1 GRANDE MINAS)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carro invade contramão, bate contra ônibus, mata três pessoas e fica destruído na BR-070, diz PRF, AS DUAS VÍTIMAS FATAIS SÃO DA CIDADE DE ITACARAMBI

Eleições em Itacarambi (MG): Veja como foi a votação no 2º turno