VIGILÂNCIA EM SAÚDE DE ITACARAMBI PROMOVE PROGRAMA DE CONTROLE DO TABAGISMO.

No dia 04 de Setembro de 2017 o setor de vigilância em saúde, em parceria com a atenção básica de saúde do município de Itacarambi iniciou o “Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT)”. O programa é destinado a ajudar a população tabagista a parar de fumar, fornecendo informações e estratégias necessárias para direcionar seus próprios esforços nesse sentido. Consiste em uma abordagem ativa e pragmática, onde os participantes são incentivados a aplicar o que aprenderam com o programa em outros aspectos da sua vida. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o tabagismo é reconhecido como uma doença crônica gerada pela dependência da nicotina uma das maiores preocupações de saúde pública.
O programa é ofertado por uma equipe multiprofissional de saúde em duas unidades básicas (UBS) do município, a equipe e composta por: 02 médicos, 01 educador físico, 01 psicólogo, 02 enfermeiros, 01 farmacêutico, 01 nutricionista, 01 fonoaudiólogo, 01 fisioterapeuta e a equipe de saúde bucal. Todos os profissionais são capacitados para atender a demanda da população tabagista no cuidado e a assistência à saúde.
A “Referência da Promoção da Saúde” do município parabeniza toda a equipe multiprofissional e todos os participantes do programa pelo interesse e a dedicação de todos. Convida também toda a população tabagista que ainda não participou do programa para se cadastrarem. Procurem o agente comunitário de saúde da área ou a referência da promoção da saúde Everton Ferreira para realizar os cadastros.
Ainda segundo a referência da promoção da saúde o objetivo principal do programa é promover e proteger a saúde da população, garantir os direitos constitucionais do cidadão e defender a vida, evitando incapacidades e doenças relacionadas à dependência nicotínica.

Foto e texto de Everton Ferreira

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carro invade contramão, bate contra ônibus, mata três pessoas e fica destruído na BR-070, diz PRF, AS DUAS VÍTIMAS FATAIS SÃO DA CIDADE DE ITACARAMBI

Eleições em Itacarambi (MG): Veja como foi a votação no 2º turno

Jovem morre após ser baleado em Itacarambi