Enfermeira é destaque na região do médio São Francisco




Por: Ricardo Soares
A enfermeira Gabriela Fernandes, conhecida por todos como Gaby, tem sido destaque à frente da coordenação de enfermagem no Hospital Municipal de Januária (HMJ), na região do Médio São Francisco. A cidade que é referência em saúde para mais de dez municípios conta com uma unidade hospitalar e diversas unidades de saúde da estratégia saúde da família (ESF).
Graduada há mais de seis anos e especialista em urgência e emergência, Gaby tem conseguido conduzir os rumos da enfermagem naquela instituição com uma liderança peculiar, sempre disposta a ajudar aplica a lição do escritor James C. Hanter delineada em seu livro O Monge e o Executivo, que afirma em seu terceiro capítulo que “Quem quiser ser líder deve ser primeiro servidor. Se você quiser liderar, antes deve servir...” ele exemplifica ainda em um trecho que “Jesus Cristo foi o maior líder de todos os tempos. Pois Jesus possuía muita influência, e nunca usou o poder. Não forçou ninguém a segui-lo” e acrescenta o autor “Que é importante o líder tratar os outros como gostaria que eles o tratassem”.
Em entrevista à nossa reportagem Gaby disse que o maior desafio da enfermagem é conseguir a unidade da categoria e o entendimento dos colaboradores para a execução das tarefas baseadas nos protocolos e fluxogramas. Afirma ainda que sem a participação dos colaboradores não é possível executar nenhum processo ou ferramenta de qualidade.
À frente da enfermagem do HMJ há quase um ano, a enfermeira Gabriela tem conseguido motivar a equipe a engajar nessa nova proposta de mudança delineada pela atual gestão municipal, e juntamente com a diretora administrativa, Juliana Lins, tem articulado ações para atingir o objetivo, tornar o hospital mais operante e com resultados com maior qualidade e rapidez.
O hospital municipal passou por uma severa crise no ano passado com histórico de atrasos nos pagamentos de médicos e funcionários, a falta de insumos de trabalho e decadência na estrutura física. Teve boa recuperação nos últimos meses daquele ano com um novo formato elaborado pela secretária de saúde daquele período, Lílyan Karla. Esse ano o grupo que assumiu o comando da instituição iniciou um processo de recuperação da credibilidade e algumas medidas tem sido tomadas, como a reparação de instalações na estrutura física, motivação da equipe de trabalho e implementação de ferramentas de qualidade baseada em indicadores.  O próprio prefeito Marcelo Félix tem realizado visitas e acompanhado de perto as demandas existentes na instituição.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carro invade contramão, bate contra ônibus, mata três pessoas e fica destruído na BR-070, diz PRF, AS DUAS VÍTIMAS FATAIS SÃO DA CIDADE DE ITACARAMBI

Eleições em Itacarambi (MG): Veja como foi a votação no 2º turno

Jovem morre após ser baleado em Itacarambi