Postagens

Mostrando postagens de Fevereiro 12, 2017

Escolas Municipais de Itacarambi realizam planejamento para o ano letivo de 2017

Imagem
Todas às Escolas do Município de Itacarambi estão reunidas neste sábado (18/02) nos prédios das Escolas Adélia Seixas e Carmem Maria para o Planejamento Anual de 2017. Com o início do ano letivo, professores e gestores da rede municipal de ensino, estarão desenvolvendo o planejamento das ações para 2017. Durante este sábado, as unidades escolares, planejarão as atividades pedagógicas com foco no aluno, no trabalho do professor, no calendário letivo, nas estruturas curriculares. O conjunto destas ações visa contribuir, efetivamente para a eficiência e a eficácia do trabalho dos professores e na aprendizagem do aluno. Todas as atividades, serão realizadas com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, diretor escolar e coordenação pedagógica. Todas as Escolas do Núcleo Rural estão participando do Planejamento Anual, tudo para se integrar melhor com as atividades pedagógicas do ano letivo de 2017. Para Danilo Gandin, do Instituto Latino-Americano de Planejamento Participativo e autor do…

ITACARAMBI:Prefeitura inicia Operação “Cidade limpa”

Imagem
A prefeitura de Itacarambi, em parceria com a secretaria de Obras, Transporte e Serviços Urbanos realiza a operação “Cidade Limpa” em bairros e no centro da cidade. A primeira etapa consiste na limpeza dos canteiros centrais das principais avenidas, além de poda de arvores, capina e recolhimento de entulhos das vias públicas e calçadas. Com recursos do próprio município, a meta é deixar a cidade mais limpa, e dessa forma, evitar até mesmo o risco de doenças para a população. O secretário Dênio Humberto Santos disse que a administração trabalhará de forma incessante para que a cidade esteja limpa e melhor de se viver, mas também espera a colaboração da sociedade. “Para manter a cidade limpa, o poder público conta também com a colaboração do cidadão. Adotar hábitos corretos contribui com o bem estar e a saúde de todos os moradores. Não jogar lixo nas ruas e não fazer nenhum tipo de descarte irregular são algumas das medidas que o itacarambiense pode adotar para estreitar ainda mais a rela…

Carros roubados em MG eram usados para pagar drogas no Paraguai

Imagem
A Polícia Civil apresentou na tarde desta sexta-feira (17) quatro homens que foram presos durante a operação Vaccari, deflagrada nesta madrugada em Montes Claros, no Norte de Minas. Na manhã desta terça-feira, a PC divulgou ao G1 que a apreensão era de 300 quilos de drogas, mas retificou a informação durante a coletiva para 200 quilos, entre maconha e crack. O grupo também está envolvido, segundo a PC, em roubos de carros em várias cidades em Minas Gerais, que eram usados como moedas de troca com traficantes no Paraguai. “Este grupo não era violento, mas incitavam a violência ao encomendarem o roubo de veículos, geralmente caminhonetes. Eles levavam os carros para o Paraguai e retornavam trazendo os entorpecentes”, explica o delegado Herivelton Ruas, responsável pela Delegacia Antidrogas.
Os trabalhos de investigação começaram há cerca de um ano. A PC descobriu que o grupo criminoso comprava os entorpecentes no Paraguai para poder revender a traficantes da cidade e também da região. Est…

30º BPM REALIZA OPERAÇÃO FECHA REGIÃO DE JANUÁRIA

Imagem
Na data de QUINTA-FEIRA (16), militares do 30º BPM realizaram diversas operações na área de sua extensão territorial, em desdobramento à Operação Fecha Região. Todo o efetivo da Unidade foi empregado de forma estratégica e, ao mesmo tempo em que demonstrava presença, aumentava a sensação de segurança e reprimia a criminalidade nas diversas regiões onde foram desencadeadas. Dentre as operações, foram realizadas blitz e batida policial nas áreas urbana e rural, obtendo um resultado bastante satisfatório.  – 156 (Cento e cinquenta e seis) veículos abordados;  – 03 (três) veículos removidos;  – 19 (dezenove) AITS lavrados;  – 02 (dois) veículos apreendidos;  – 02 (dois) indivíduos presos por tráfico de drogas;  – 06 (seis) pinos de cocaína apreendidos;  – 08 (oito) buchas de maconha apreendidas; – 13 (treze) armas de fogo apreendidas. Mais uma vez, os militares demonstraram eficiência nas atividades propostas e desenvolvidas pela Unidade, merecendo reconhecimento pelo empenho e dedicação no fiel …

ITACARAMBI ELEGEM DIRETORES DO CMDRS E CODEMA

Imagem
NOVA DIRETORIA DO CODEMA DE ITACARAMBI
Aconteceu na manhã desta sexta-feira (17/02) na sala do prédio da EMATER de Itacarambi a eleição para a escolha das novas diretorias do Codema _ Conselho Municipal de Conservação, Defesa e Desenvolvimento do Meio Ambiente e do CMDRS-Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável.Por unanimidade elegeram a nova diretoria para o biênio 2017-2019, elegendo como presidente Reinaldo Pereira de Souza, Vice-presidente, Carlos Venicius Dourado e Secretária, Rodineia Felix Santana. Para presidente do CMRDS, o engenheiro agrônomo, Carlos Venicius Dourado, Vice-presidente, José Luiz da Silva e Secretária, Rodineia Felix Santana.                                               NOVOS DIRETORES DO CMDRS Compareceram na eleição para escolha do conselho todas as associações dos produtores rurais de Itacarambi e das comunidades da zona rural. Os técnicos do banco do Nordeste do AGROAMIGO, Joelson A. Macedo e Vanice tiveram a oportunidade de explicar par…

Grávidas receberão repelentes com mais de um ano de atraso

Imagem
AGÊNCIA ESTADO A distribuição de repelentes para gestantes beneficiárias do Bolsa Família deve começar em março, mais de um ano depois do que havia sido prometido pelo Ministério da Saúde. A partir do dia 24, a empresa vencedora de um pregão promovido pela pasta deve entregar aos Estados as primeiras remessas do produto, considerado uma ferramenta importante para a prevenção da síndrome congênita provocada pelo zika. Se confirmado o cronograma estabelecido pelo governo, os repelentes vão chegar em meio ao aumento de casos de doenças relacionadas ao Aedes aegypti. É justamente no verão que a incidência de dengue, chikungunya e zika se eleva. Além da zika, o temor é que este ano haja um aumento expressivo de casos de chikungunya, que pode provocar também doenças graves no bebê. Para especialistas ouvidos pela reportagem, o ideal seria que o produto começasse a ser distribuído logo no início do verão. O primeiro anúncio de que o governo faria a distribuição de repelentes como forma de se te…

BANDIDOS INCENDEIAM ÔNIBUS EM MONTES CLAROS.

Imagem
Os crimes de incêndio em dois ônibus coletivos urbanos, ocorridos em Montes Claros na manhã e tarde desta quinta-feira (16), deixaram a população parcialmente sem o serviço na cidade, além de assustada. O G1 conseguiu com exclusividade imagens gravadas por moradores do bairro onde um dos ônibus foi incendiado. As imagens mostram a população fugindo do coletivo urbano no momento do ataque. O vídeo foi feito na ação dos criminosos no Bairro Independência. Segundo o Corpo de Bombeiros, dois homens chegaram encapuzados, de motocicleta e atearam fogo no ônibus. O primeiro ataque dos bandidos foi no Bairro Village do Lago; três homens entraram no veículo, retiraram os passageiros, e atearam fogo nas poltronas. Sem transporte
No início da tarde, parte da frota teve seu funcionamento interrompido, retornando somente após o apoio da Polícia Militar.
Uma senhora, que preferiu não se identificar, estava há cerca de duas horas esperando pelo ônibus na Praça Doutor Carlos, no Centro da cidade. Ela sa…

Cooperativa impulsiona o extrativismo sustentável em Januária.

Imagem
O trabalho desenvolvido por uma cooperativa busca fortalecer o extrativismo sustentávelno Norte de Minas. Fundada em 2013, a Cooperativa dos Agricultores Familiares e Agroextrativistas do Vale do Peruaçu (Cooperuaçu) comercializa produtos derivados de frutos do cerrado, no município de Januária. Um dos principais objetivos da cooperativa é incentivar a produção de frutos do cerrado. Neste caso, o pequi ganha destaque. A cooperativa aproveita todas as formas de comercializar o fruto, que é nativo da região. Dele são extraídos o óleo, a polpa em conserva, creme e farofa da castanha. Mas, outros frutos também são cultivados e comercializados pelos 60 produtores da cooperativa. Um destes integrantes é o produtor Jorge Martins Correia, de 55 anos, que se filiou à cooperativa desde a fundação. Ele conta que em sua propriedade, com cerca de 12 hectares, são produzidos pequi, coquinho, cagaita, jatobá e cabeça de nego. “Hoje o lucro que tenho é bastante gratificante; garanto uma renda boa. Prefi…

Homem investigado por fornecer drogas em Manga e região é preso

Imagem
Dez pessoas foram presas, na manhã desta quarta-feira (15), em uma operação de combate ao tráfico de drogas no Norte de Minas. De acordo com a Polícia Civil, três homens presos em Montes Claros são apontados como fornecedores e distribuidores das drogas na região. Um deles, de 29 anos, usava documentos falsos para viver na cidade com a família. De acordo com o delegado Bruno Fernandes Barbosa, as investigações começaram em setembro de 2016 depois de um forte apelo popular. "A população pediu por uma resposta. Mapeamos o tráfico nos bairros da cidade e chegamos a algumas pessoas envolvidas em alimentar este mercado. Na manhã de hoje, com a participação da Polícia Militar, cumprimos os mandados de prisão preventiva; sete em Manga e três em Montes Claros. Em Montes Claros, fizemos a prisão de um homem ontem, de tarde, para evitar fugas", explica. De acordo com a Polícia Civil, o homem de 29 anos preso em Montes Claros é investigado por fornecer e distribuir drogas nas regiões …

MANGA:Operação em conjunto prende cerca de 12 traficantes e apreende mais de 15 quilos de drogas

Imagem
Uma grande operação entre a Polícia Civil e a Polícia Militar, aconteceu na cidade de Manga, Norte de Minas, na manhã desta quarta-feira (15). De acordo com a Polícia Militar mais de 20 mandados de busca e prisão foram cumpridos e cerca de 12 pessoas foram presas, todas líderes do tráfico de drogas na cidade. Foram apreendidos mais de 15 quilos de drogas; entre maconha, crack e cocaína, um rifle 22, vários aparelhos celulares e uma quantidade não divulgada em dinheiro. Ainda de acordo com a PM não houve troca de tiros e ninguém saiu ferido, nem policial nem traficante.
Informações do jornalista Fernando Abreu

PREFEITURA DE ITACARAMBI, CONTINUA LIMPANDO ÀS RUAS DA CIDADE.

Imagem
A Prefeitura e a Secretaria Municipal de Obras continuam realizando, a operação Cidade Limpa” nos canteiros centrais do bairro inclusive na Avenida Frutal. a primeira etapa está sendo realizada com a limpeza da cidade, com poda de árvores, recolhimento de entulhos.Com investimento próprio do município, a meta é deixar a cidade limpa, urbanizada e longe da poeira, para isso, solicitamos o apoio dos munícipes para que façam suas calçadas e deixem limpo seus quintais e a frente das suas residências”, informa a prefeitura.(Por VFS)

Bebê é baleado no colo do padrasto, no aglomerado em BH.

Imagem
Quando a guerra do tráfico de drogas vira rotina em um lugar, a morte de um traficante parece já não assustar mais os moradores, por mais pesada que sejam as circunstâncias. Nesta terça-feira (14), no Aglomerado da Serra, na região Centro-Sul de Belo Horizonte, os 22 tiros que acabaram com a vida de Davidson Antônio da Silva, 38, pareciam apenas um detalhe perto do horror no semblante de quem passava pelo local do crime e descobria a vítima inocente da criminalidade: um menino, de 1 ano e 3 meses, que estava no colo de Silva na hora do crime, foi atingido com três tiros durante a execução do padrasto. Desde a saída da prisão, há cerca de seis meses, Silva vinha sendo ameaçado de morte. De acordo com moradores, a rua Serenata estava cheia, com as lojas do comércio funcionando normalmente quando dois homens se aproximaram da vítima, que carregava o enteado no colo e iniciaram os disparos. O crime teria sido motivado por um desentendimento do suspeito com uma gangue rival antes de ele ser…

Minas receberá R$ 7,4 mi para tratamento de vítimas da febre amarela

Imagem
AGÊNCIA BRASIL O Ministério da Saúde anunciou nesta terça-feira (14) que vai disponibilizar R$ 7,4 milhões para assistência a pacientes com febre amarela em Minas Gerais. Os recursos deverão ser empregados para custear serviços hospitalares e ambulatoriais, além de despesas emergenciais durante os próximos três meses. O montante será repassado em parcela única e repartido entre a Secretaria de Saúde de Minas Gerais e as secretarias dos municípios de Teófilo Otoni, Ipatinga e Caratinga. Esta última é a segunda cidade mais afetada pelo surto, com 21 casos confirmados, atrás apenas de Ladainha, que tem 26 confirmações. O Ministério da Saúde também repassará R$ 13 milhões para campanhas de vacinação em 256 municípios de cinco estados - Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Bahia e São Paulo. A divisão dos recursos será proporcional à população a ser imunizada em cada cidade. De acordo com boletim epidemiológico divulgado hoje (14) pela Secretaria estadual da Saúde, Minas Gerais tem 99…

Saúde é pauta de reunião do presidente da AMAMS em Brasília

Imagem
Em reunião com o secretário de atenção a saúde, Francisco de Assis Figueiredo, o presidente da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene – AMAMS, Zé Reis, fez em nome dos municípios pela entidade representados, solicitações que vão melhorar a qualidade de atendimento na saúde. Dentre as reivindicações estão, a introdução de incentivos Federais de cofinanciamento para implantação da rede de Atenção Hospitalar, considerando a tipologia da rede e o escopo assistencial estabelecido por contrato, com os prestadores de serviços, tendo em vista a Programação Pactuada e Integrada – PPI. A introdução de incentivos Federais de cofinanciamento para implantação da rede de Atenção Especializada, com a criação efetivas de Centro de Atenção a Consultas e Procedimentos Especializados Microrregionais, considerando a tipologia da rede e o escopo assistencial estabelecido por contrato, com os prestadores de serviços, tendo em vista a Programação Pactuada e Integrada – PPI. A regionalização e expa…

PM PRENDE SUSPEITOS DE HOMICÍDIO CONSUMADO EM JUVENÍLIA

Imagem
Nesta segunda-feira, dia 13, a viatura Policial deslocou até a rua Inhambuaçu, bairro Monte Rei, onde, possivelmente, havia uma pessoa ferida por disparo de arma de fogo. No local, os militares depararam com um senhor/vítima de 43 anos, já sem sinais vitais, fato constatado pelo técnico de enfermagem que também, estava presente. O local foi isolado e a perícia técnica acionada. Após levantamentos e informações sobre o fato, os militares localizaram a amasia do suspeito, 39 anos, que após ser indagada sobre o fato, relatou que o responsável pelo homicídio seria seu esposo, que teria evadido do local, trajando bermuda laranja e sem camisa, tomando rumo ignorado. Relatou ainda, que o fato ocorreu por volta das 05h30min, quando foi acordada por seu esposo/acusado, 47 anos, informando que sua filha não havia dormido em casa, momento em que ela se levantou, apossou de uma barra de ferro e em companhia de seu amásio que estava com uma espingarda, deslocou à casa da vítima, sendo que ao chega…

ITACARAMBI: SARGENTO CÉLIO APOSENTA E DEIXA A PM NUM CLIMA DE MUITAS EMOÇÕES

Imagem
Num cerimonial bastante cheio de emoções realizado na manhã desta terça-feira (14) no Clube recreativo, o 3º Sargento PM, CélioNogueira recebeu as ultimas homenagens dos companheiros de fardas. O Capitão PM José Xavier Sobrinho, Comandante da 165 CIA de Januária, abriu o cerimonial num clima de muitas emoções. Ao falar que o Sargento Célio, deixará uma lacuna muito grande na Policia Militar de Minas Gerais com a aposentadoria do Sargento , que irá para a reserva, disse ainda que é uma perda muito grande para a Policia Militar. ‘’Célio é um grande profissional, ele veio de Cônego Marinho para trabalhar aqui em Itacarambi, receba O nosso reconhecimento ao Sargento PM Célio pelos serviços prestados durante 10 anos frente ao PROERD! Sabemos que a batalha é árdua, mas merece ser percorrida para que no final, a alegria, a gratidão e principalmente, o reconhecimento, sejam motivos de alegria e satisfação pelo excelente trabalho desenvolvido’’. Falou o Capitão. Célio não conseguiu segurar a em…

DEPUTADO AELTON FREITAS LIBERA ATRAVÉS DE EMENDA PARLAMENTAR, 100 MIL REAIS PARA A SAÚDE DE ITACARAMBI

Imagem
A saúde de Itacarambi receberá R$ 100 mil através de emenda parlamentar do Deputado Federal Aelton Freitas. A notícia foi dada pela Coordenadora Municipal de Turismo e Eventos, Claudia Seixas. Segundo ela, o recurso será para a saúde básica do município. A emenda envolve ações na área da saúde, como aquisição de equipamento e material permanente que beneficiarão milhares de pessoas no município. A emenda tem o objetivo de viabilizar a estruturação da Rede de Serviços de Atenção Básica de SaúdeAlém da emenda acima citada o deputado federal Aelton Freitas tem como objetivo de colaborar com a melhoria de Itacarambi, tem a intenção de enviar Emendas Parlamentares ao município. Claudia Seixas disse que esta forma do Deputado ajudar Itacarambi, é porque tem se sensibilizado pela carência que a região vem passando, destaca que a saúde tem sido prioridade. “Nosso compromisso é contribuir com o desenvolvimento do município de Itacarambi, especialmente, nos momentos de crise’’”. Segundo Claudia, o…

HOMEM QUE MATOU E BEBEU O SANGUE DA VÍTIMA, É PRESO EM JANUÁRIA

Imagem
A Polícia Civil de Minas Gerais, por meio do 11º Departamento de Polícia Civil e  2ª Delegacia Regional  de Januária, realizou na tarde de hoje (13/02/2017), mais uma operação de combate aos crimes de Homicídio na Região. Dessa vez, a PC efetuou a prisão de VALDIVINO BATISTA NEVES (33 anos), autor de um bárbaro homicídio na comunidade do Cabano, zona  rural de Januaria/MG, em 11/11/16, às 17:00.Segundo testemunhas presenciais do fato, após matar a vítima utilizando uma foice, Valdivino teria ingerido o sangue da vítima Ademilson Souza Damasceno (30 anos),  e teria pronunciado os seguintes dizeres: "eu disse que iria beber seu sangue hoje", como forma de mostrar sua crueldade para as pessoas que estavam no local.
Acreditamos que o crime tenha sido motivado por desentendimentos anteriores entre o autor e a vítima.Para o Delegado de Polícia responsável, Dr. Alberto Tenório: "essa é mais uma resposta que polícia civil apresenta a toda a sociedade, mostramos que a PC será for…

PM PROCURA SUSPEITOS DE HOMICÍDIO EM SÃO JOÃO DAS MISSÕES

Imagem
PM PROCURA SUSPEITOS DE HOMICÍDIO EM SÃO JOÃO DAS MISSÕES Na data de ontem (12), Militares do destacamento PM desta cidade obtiveram informações de que na madrugada desta data, havia ocorrido um homicídio consumado na reserva indígena, Aldeia Barreiro Preto, situada município de São João das Missões/MG. A vítima fatal, 15 anos, deu entrada agonizando com um quadro de traumatismo cranioencefálico-TCE no Hospital de Manga/MG, na madrugada do dia 12/02/2017. Quando os militares chegaram ao local, tomaram conhecimento do fato e iniciaram um intenso rastreamento na reserva indígena a procura de informações e dos suspeitos. As causas que motivaram o crime não foram confirmadas, porém, segundo relatos de testemunhas, os envolvidos tinham uma certa rixa entre si. Para o cometimento do homicídio os autores utilizaram de bastão de madeira, além de agredir a vítima com chutes e socos. Outro rapaz também deu entrada no HPS com algumas escoreações ocasionados no momento em que tentava apartar a br…

CRUELDADE: Em Bocaiuva, recém nascido é abandonado em estrada vicinal no distrito de Engenheiro Dolabela.

Imagem
Achado na manhã de hoje (Segunda 13/02), ainda com vida, um bebê recém-nascido, no distrito de Engenheiro Dolabela (Distrito de Bocaiuva). Um  vaqueiro seguia em um cavalo no Assentamento de Reta Grande no PA Betinho quando ouviu um choro de bebê e ao se aproxima encontrou a criancinha. O achado se deu por volta das 06 horas da manhã. O fato foi imediatamente comunicado a Polícia Militar que compareceu ao local e prestou os primeiros socorros a criança. O recém nascido foi levado as pressas até o Hospital Regional Dr. Gil Alves em Bocaiuva onde está sob os cuidados médicos. A instituição de saúde ainda não informou sobre o quadro clinico da criança.A mãe do recém nascido já foi identificada e localizada. A mulher, que não teve o nome revelado, foi detida e neste momento presta depoimento na Polícia Civil da Comarca.( 🚨RONDA GERAES ✍)