Saúde de Itacarambi realiza audiência pública de prestação de contas


O objetivo foi promover a transparência na destinação dos recursos públicos

A prefeitura de Itacarambi, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na manhã desta sexta-feira (23/02) a AUDIÊNCIA PÚBLICA, aberta a toda comunidade, Conselho Municipal de Saúde e vereadores, foi para apresentar o RELATÓRIO DETALHADO DO QUADRIMESTRE ANTERIOR, do período de Setembro a Dezembro/2016, Janeiro a Abril/2017 e Maio a Agosto de 2017.
O secretário de Saúde, Rafael Andrade fez a abertura agradecendo ao espaço cedido pelos vereadores e enfatizou a importância da realização do ato público. “É através deste momento que se mostra a transparência da gestão e é possível visualizar a aplicação dos recursos”, ressalta Rafael Andrade.
O secretário mostrou durante esses períodos, montantes de fonte dos recursos aplicados com auditorias realizadas ou em fase de execução no período e suas recomendações e determinações mostraram ainda oferta e produção de serviços públicos na rede assistencial própria, contratada e conveniada, cotejando os dados com os indicadores de saúde da população em seu âmbito de atuação.
O objetivo é prestar contas dos recursos financeiros e ou ações e serviços de saúde com diretrizes, metas e ações a serem ofertados aos cidadãos e ainda propor melhorias de saúde a nossa população.
Durante a sessão de Audiência, os vereadores, no uso das palavras, parabenizaram o secretario Rafael pelo excelente trabalho prestado na saúde do município. O Vereador Fernando do Som, disse que ficou indignado com a ausência de cinco vereadores, somente um que justificou a ausência, Fernando, disse que quando é para criticar comparece nas sessões, mas quando é para estar presente se ausenta numa audiência tão importante como esta onde foi mostrado aqui, o trabalho completo da saúde do município”. Manifestou o vereador.
A audiência foi presidida pelo vice-presidente, Vereador João Paulo. Dos onze vereadores, somente seis compareceram, o presidente Vereador Emerson Barbosa, justificou a ausência por motivo de força maior. Os demais não justificaram. Os vereadores, Bertão da Telemar e Buguinha falaram que estiveram nesta semana com a Prefeita Nívea Maria participando de uma Audiência em Brasília-DF, no Ministério da Saúde em busca de recurso para reforma e ampliação dos setores do Hospital Municipal Gerson Dias, e foi representado pelo Deputado Federal Toninho Pinheiro, onde o recurso no Valor de 500 mil reais será direcionado para abertura do bloco cirúrgico. O recurso logo estará na conta da prefeitura, assim que a Secretaria de Saúde enviar o relatório do projeto que se encontra pronto.
No final da audiência, o senhor João, tomou uso da palavra, elogiando a saúde do município dizendo que se encontra muito bem, falou sobre a questão da estrada que precisa de uma manutenção, no resto está muito bom. O vereador Bedego chegou a manifestar sobre alguns números apresentando, mas o secretario Rafael disse que irá apresentar em outras ocasiões outras planilhas. Enfim, o vereador João Paulo encerrou a audiência. Em seguida foi servido um lanche para todos com salgados, sucos e refrigerante.
Por Vailton Ferreira



























Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carro invade contramão, bate contra ônibus, mata três pessoas e fica destruído na BR-070, diz PRF, AS DUAS VÍTIMAS FATAIS SÃO DA CIDADE DE ITACARAMBI

Eleições em Itacarambi (MG): Veja como foi a votação no 2º turno