AMAMS mantém cadeira no conselho da Associação Brasileira de Municípios

O secretário-executivo da AMAMS - Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene, Ronaldo Mota Dias, foi empossado neste quarta-feira  (25/04) como membro do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Municípios - ABM, em solenidade realizada em Brasília, que empossou o prefeito de São Leopoldo, do Rio Grande do Sul, Ary Vanazzi, como presidente. No mesmo ato o prefeito de Coração de Jesus, Robson Adalberto Mota Dias e o ex-prefeito de Capitão Enéas e ex-presidente da AMAMS, César Emilio Lopes, foram empossados como conselheiros.
Com a posse na ABM, Ronaldo Mota Dias fica apto a assumir a cadeira no Conselho Deliberativo da Sudene (Condel), em lugar do presidente afastado da AMAMS, José Reis Nogueira de Barros, ex-prefeito de Bonito de Minas, que teve de se afastar no dia 7 de abril para ser candidato na eleição desse ano. Na solenidade em Brasília, na ABM, Ronaldo Mota Dias informou que abriu conversações com o Ministério Público de Minas Gerais para uma negociação inédita, onde as Comissões de Licitações ficam desvinculadas das Prefeituras, retirando a responsabilidade dos prefeitos nesses processos de compras.
Na reunião preparatória para a posse da nova diretoria da ABM para o período de 2018-2021, 20 prefeitos, de 12 estados, definiram a pauta de trabalho para a gestão. Entre os temas estão o Fundeb, a judicialização das ações de governo nas áreas da saúde e educação, ISS, royalties do petróleo e assessoria aos municípios filiados à ABM nos projetos existentes em Brasília e o socorro financeiro aos municípios que o Governo Federal se comprometeu em repassar no ano passado e não o cumpriu.
Em sua posse, Ronaldo Mota apresentou uma proposta para discussão da lei de licitações, onde sugere que seja retirada a obrigatoriedade de responsabilização dos prefeitos pelas homologações das licitações.
apresentamos proposta de discussão da lei de licitações de retira a obrigatoriedade dos prefeitos de serem responsáveis pela homologação das licitações
Também participaram do ato representantes do Governo Federal, do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde ( Conasems), da Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (Assemae), Caixa, Sebrae e Confederação Nacional dos Municípios (CNM).

Montes Claros, 26 de Abril de 2017

Ascom | AMAMS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carro invade contramão, bate contra ônibus, mata três pessoas e fica destruído na BR-070, diz PRF, AS DUAS VÍTIMAS FATAIS SÃO DA CIDADE DE ITACARAMBI

Eleições em Itacarambi (MG): Veja como foi a votação no 2º turno