Inscrições do Encceja começam nesta 2ª

As inscrições para o Exame para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) começam nesta segunda-feira (16) e vão até o próximo dia 27. O exame será aplicado no dia 5 de agosto, um domingo, mas não é todo mundo que pode fazer a prova.
Quem não concluiu o ensino fundamental tem que ter mais de 15 anos para pedir a certificação. Para pedir o diploma do ensino médio, é preciso ser maior de 18 anos. A inscrição é gratuita.
Mas neste ano há uma mudança. No ano passado, 60% dos inscritos não compareceram no dia da prova, por isso, neste ano, quem faltar vai ter que justificar a ausência.
Quem não se justificar vai ter que ressarcir o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) se quiser fazer a prova novamente. Para conseguir a certificação, o candidato deve fazer pelo menos 100 pontos em cada área de conhecimento do exame.
Quem atingir a nota mínima em pelo menos uma das áreas de conhecimento, mas não em todas, recebe a declaração de proficiência naquela área. Ela não vale como certificado de conclusão dos ensinos fundamental ou médio, mas libera o candidato de ter que refazer a prova sobre essa área nas próximas edições do exame. Veja mais informações na página do Encceja.(g1 grande minas)


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carro invade contramão, bate contra ônibus, mata três pessoas e fica destruído na BR-070, diz PRF, AS DUAS VÍTIMAS FATAIS SÃO DA CIDADE DE ITACARAMBI

Eleições em Itacarambi (MG): Veja como foi a votação no 2º turno