Como prevenir gripes e resfriados com a alimentação


Com o tempo seco e as baixas temperaturas trazidas pelo inverno, o organismo gasta o dobro de energia para manter o corpo aquecido e funcionando em sua totalidade. Porém, com o clima propenso a infecções virais e resfriados, ficamos expostos a uma série de males que vem com a estação. Adotando uma alimentação balanceada é possível reverter um quadro infeccioso e até mesmo prevenir o organismo de gripes e constipações que podem surgir.
Um dos alimentos mais eficazes na prevenção da influenza são as frutas cítricas. Por possuírem como principal base a vitamina C, elas estimulam os glóbulos brancos a combaterem agentes de infecção no corpo. As mais indicadas são morango, laranja, limão e kiwi. Outras vitaminas importantes para a recuperação e prevenção de doenças virais, são a A, B e B12. “Essas vitaminas em especial podem ser encontradas nos vegetais de folha e flores, como rúcula, espinafre, brócolis e couve-de-bruxelas”, aponta Lucas Penchel, médico nutrólogo e diretor da Clínica Penchel.
Sobre os condimentos, muitos deles já são comumente utilizados na cozinha dos brasileiros. Por tradição, muitos dos nossos pratos levam a cebola e o alho, que são ingredientes ricos em selênio. Mineral responsável por equilibrar a imunidade, o selênio funciona como um potente antioxidante e melhora o fluxo sanguíneo, tudo isso proporcionando uma fortificação no sistema imune.
Na atuação dos grãos integrais, a vitamina que mais pode ser encontrada é a E, que atua no combate aos radicais livres e consequentemente no suporte ao sistema imunológico contra as infecções. Sobre os grãos, o profissional destaca alguns em especial, que possuem baixo nível calórico e que podem ser agregados na alimentação: “A escolha por grãos integrais favorece o combate as doenças e a proteção do corpo, ativando e fortalecendo os anticorpos. Os que mais indico são a aveia, cevada e o arroz integral”, afirma Lucas.
Dr. Lucas Penchel
Diretor Técnico da Clínica Penchel
Nutrologia (Faculdade de Medicina da Santa Casa- SP)
Medicina Esportiva – Universidade Católica de Petrópolis
Pós-Graduando em Endocrinologia (IPEMED)
Mestre em Medicina (Biotecnologia da saúde)
Nutrição em formação (Faculdade Universo)         
Membro da Sociedade Brasileira de Nutrologia                     
Membro da Associação Brasileira do Estudo sobre Obesidade e Síndrome Metabólica
Member do International Colleges for the Advanced of Nutrology
Member of the American Society for Nutrition
Iara Valério
Depto. de Jornalismo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carro invade contramão, bate contra ônibus, mata três pessoas e fica destruído na BR-070, diz PRF, AS DUAS VÍTIMAS FATAIS SÃO DA CIDADE DE ITACARAMBI

Eleições em Itacarambi (MG): Veja como foi a votação no 2º turno

Jovem morre após ser baleado em Itacarambi