PARQUE DO PERUAÇU APRESENTA PROJETO ‘’ESCOLAS NAS CAVERNAS’’


Aconteceu na tarde desta segunda-feira (13/08) o término da culminância do ‘’PROJETO ESCOLAS NAS CAVERNAS’’, desde 28 de abril, a APA e o PARNA Cavernas do Peruaçu estão promovendo o Projeto Escolas nas Cavernas, com práticas de Educação Ambiental direcionado às escolas inseridas nas duas unidades de conservação. Hoje foi celebrado a finalização dos trabalhos de 2018, com a Feira de Projetos, palestras e apresentações e o lançamento do Livro ‘’Peruaçu’’. O evento aconteceu no Centro de Visitantes Cavernas do Peruaçu.
O projeto foi criado por Raiane de Melo Viana, Coordenadora do Parque. Sete escolas do entorno do Parque Nacional das Cavernas do Peruaçu participaram ativamente deste projeto.
-Escola Estadual Bulkinuk, da Aldeia Indígena Peruaçu.
-Escola Estadual de Ensino Médio, da Comunidade Olhos D’água e Estiva.
-Escola Estadual Saturnino Ângelo da Silva, Comunidade do Fabião II.
-Escola Estadual de Fabião, da Comunidade de Fabião e Retiro.
-Escola Municipal de Areião, da Comunidade de Areião.
-Escola Municipal de Araçá.
-Escola Municipal Amerindo Bezerra, da Comunidade de Várzea Grande.
O Chefe do Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, Rafael Pereira Pinto, abriu a fala dando início à apresentação do projeto. Várias autoridades compareceram no evento, principalmente o vice-prefeito de Itacarambi, Wilson Luiz representando a prefeita Nívea Maria, a Secretária Municipal de Educação de Itacarambi, Zilene Seixas, a Coordenadora de Turismo de Itacarambi, Cláudia Seixas, o Secretário de Turismo de São João das Missões, Adailton e demais representantes de outros órgãos públicos.
Este projeto busca a aproximação da gestão dessas duas unidades de conservação com as comunidades localizadas na sua área de influencia por meio do espaço escolar. Varias atividades já foram desenvolvidas, como capacitação dos professores, visitas dos estudantes ao Parque e Desenvolvimento de ações pedagógicas dentro das escolas. A conclusão deste projeto foi celebrada por todos na grande Feira de Projetos, em que as escolas apresentaram os resultados das suas ações, com intuito de promover um momento de intercâmbio e divulgação dos projetos.
Segundo a Coordenadora do Projeto, Raiane esta é a primeira vez que o Parque tem uma adesão maciça dos estudantes. O local ficou superlotado com adesão das escolas com apresentação cultural e exposição das barracas de cada escola. Lembrando que a área de Proteção Ambiental Cavernas do Peruaçu-APA e o Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, são duas Unidades de Conservação federais localizadas no Norte de Minas Gerais mais especificamente no Vale do Peruaçu. A APA abrange os municípios de Bonito de Minas, Cônego Marinho, Itacarambi, Januária, Miravânia e São João das Missões, e o Parque abrande os municípios de Itacarambi, Januária e São João das Missões.
Por Vailton Ferreira















































Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carro invade contramão, bate contra ônibus, mata três pessoas e fica destruído na BR-070, diz PRF, AS DUAS VÍTIMAS FATAIS SÃO DA CIDADE DE ITACARAMBI

Eleições em Itacarambi (MG): Veja como foi a votação no 2º turno

Jovem morre após ser baleado em Itacarambi