Operação de combate à comercialização de carne clandestina é deflagrada por órgãos fiscalizadores no Norte de MG


Instrumentos cortantes e couro animal foram apreendidos na zona rural de Glaucilândia — Foto: IMA/ Divulgação
Uma operação para coibir o abate clandestino de bovinos e suínos foi deflagrada nesta segunda-feira (17) em câmaras frias e abatedouros do Norte de Minas. Segundo informações do Ministério Público, quatro mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Montes Claros e Glaucilândia. Durante as fiscalizações, couros de animais e instrumentos cortantes foram apreendidos, além de queijos em situação irregular encontrados durante blitzes nas estradas.
A ação, batizada de Carne Segura, foi proposta pelo Ministério Público de Montes Claros, em parceria com a Polícia Militar, Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais e Polícia Rodoviária Federal. Segundo o promotor de Justiça, Felipe Caires, outras fases da operação serão realizadas junto a vendedores do produto.
“Cumprimos quatro mandados de busca e apreensão em locais suspeitos de serem câmeras frias clandestinas de carne e dois locais suspeitos de serem abatedouros clandestinos também de gado. Também fizemos fiscalizações em três pontos em rodovias que dão acesso a Montes Claros. Nas próximas fases vamos atuar em açougues e supermercados da região, verificando se algum deles está comercializando carne clandestina em datas surpresa”, explica Caires.
O promotor argumenta que a população precisa se conscientizar de que o produto sem procedência pode oferecer riscos à saúde de quem consome. “É muito importante que população se conscientize de que comprar carne clandestina oferece grande risco à saúde, então o consumidor não deve fazer isso”, diz.
Caires ainda argumenta que os açougueiros e supermercadistas também devem se conscientizar e se atentar para as sanções que podem sofrer. “É mais importante ainda que nossos açougueiros e supermercadistas se conscientizem de que vender carne clandestina, além de ser infração sanitária e ser contra o direito do consumidor, é crime cuja pena pode chegar a cinco anos de detenção. Se algum comerciante for encontrado vendendo carne clandestina, a carne vai ser apreendida, ele vai ser multado e levado para delegacia”, afirma o promotor.
APREENSÃO
Segundo informações da PM, militares acompanharam a ação dos órgãos fiscalizadores para que os mandados de busca e apreensão fossem cumpridos e para coibir práticas ilegais. O material de couro de animais e instrumentos cortantes foi apreendido em Glaucilândia.
De acordo com o MP, o responsável pelo possível abatedouro de Glaucilândia não foi encontrado para que alguma autuação fosse feita.(G1 GRANDE MINAS)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carro invade contramão, bate contra ônibus, mata três pessoas e fica destruído na BR-070, diz PRF, AS DUAS VÍTIMAS FATAIS SÃO DA CIDADE DE ITACARAMBI

Eleições em Itacarambi (MG): Veja como foi a votação no 2º turno

Jovem morre após ser baleado em Itacarambi