ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE ITACARAMBI FINALIZAM A SEMANA COM APRESENTAÇÕES EM COMEMORAÇÃO O DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA.


As escolas da rede municipal de ensino de Itacarambi terminaram esta Semana da Educação com as comemorações do DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA. As Escolas das comunidades do Remanso e da Ilha do Capão se destacaram com lindas apresentações lúdicas, com a produção de cartazes contendo caricaturas e diversas frases alusivas a data. Em destaque, os alunos puderam navegar no barco pelo Rio São Francisco, onde estão localizadas as escolas.
Semana Educação para a vida na Escola Amerindo Bizerra com palestra sobre: valores, gravidez na adolescência,  meio Ambiente,  Consciência Negra e hoje dia 24/11 culminância com participação da fanfarra na mobilização contra a Dengue e finalização com apresentação dos alunos
 O Dia da Consciência Negra é uma data celebrada no Brasil no dia 20 de novembro. Este dia está incluído na semana da Consciência Negra e tem como objetivo uma reflexão sobre a introdução dos negros na sociedade brasileira.
O dia 20 de novembro foi escolhido como uma homenagem a Zumbi dos Palmares, data na qual morreu, lutando pela liberdade do seu povo no Brasil, em 1695. Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, foi um personagem que dedicou a sua vida lutando contra a escravatura no período do Brasil Colonial, onde os escravos começaram a ser introduzidos por volta de 1594. Um quilombo é uma região que tinha como função lutar contra as doutrinas escravistas e também de conservar elementos da cultura africana no Brasil.
Em 2003, no dia 9 de janeiro, a lei 10.639 incluiu o Dia Nacional da Consciência Negra no calendário escolar. A mesma lei torna obrigatório o ensino sobre diversas áreas da História e cultura Afro-Brasileira. São abordados temas como a luta dos negros no Brasil, cultura negra brasileira, o negro na sociedade nacional, inserção do negro no mercado de trabalho, discriminação, identificação de etnias etc.
Por Vailton Ferreira

                                      ALUNOS TIVERAM QUE IR PARA A ESCOLA DE BARCO
                                                        ESCOLA AMERINDO BIZERRA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carro invade contramão, bate contra ônibus, mata três pessoas e fica destruído na BR-070, diz PRF, AS DUAS VÍTIMAS FATAIS SÃO DA CIDADE DE ITACARAMBI

Eleições em Itacarambi (MG): Veja como foi a votação no 2º turno