Prefeitura de Itacarambi e CMDCA realizam a VII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.


Na manhã desta quarta-feira (14/11), a Prefeitura de Itacarambi e o CMDCA-Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, realizaram a VII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, o evento aconteceu no salão nobre do Clube Recreativo Municipal.com objetivo de discutir o tema: Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências, mobilizar os integrantes do Sistema de Direitos, crianças, adolescentes e a sociedade para a construção de propostas voltadas para a afirmação do princípio da proteção integral de crianças e adolescentes nas políticas públicas, fortalecendo as estratégias/ações de enfrentamento às violências e considerando a diversidade, propiciando uma reflexão entre sociedade e poder público.
A abertura da Conferência foi realizada pelo Presidente do CMDCA de Itacarambi,  Ismael Carvalho, que ressaltou a importância da participação de todos e todas na defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Itacarambi. 
Compareceram no evento, a Prefeita de Itacarambi, Dra. Nívea Maria, os Secretários, Amilton (Desenvolvimento Social) e Rafael Andrade (Saúde) e os parceiros: NUCA GUARDA MIRIM, COMISSÃO INTERSETORIAL SELO UNICEF, APAE, ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR JOSEFINO BARBOSA, CONSELHO TUTELAR, POLÍCIA MILITAR e SOCIEDADE CIVIL e todos envolvidos na organização da VII Conferência Municipal de Itacarambi.
No período da tarde foram realizados os grupos de trabalho, que discutiram os 05 eixos e apresentaram as propostas eleitas por cada grupo a níveis, municipal, estadual e federal. Ainda foi realizada eleição de delegados que irão representar o Município de Itacarambi durante a Conferência Estadual a se realizar no ano de 2019 em Belo Horizontes.
A VII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente contou com um público de aproximadamente 300 participantes. O palestrante Gabriel Damacedo que e Assistente Social, intermediou durante todo o evento, inclusive no momento de escolher os delegados.

PARA QUE SERVE A CONFERÊNCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE ?

Uma Conferência é uma instância de participação social, geralmente convocada pelo poder público federal, que tem por objetivo institucionalizar a participação da sociedade nas atividades de planejamento, controle e gestão de uma determinada política ou de um conjunto de políticas públicas.
As Conferências Nacionais dos Direitos da Criança e do Adolescente (CNDCA) são um espaço de construção de propostas cujos desdobramentos influenciam na elaboração das políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos direitos da criança e do adolescente no Brasil. A última CNDCA aconteceu no ano de 2016,  a próxima edição deve ser convocada em 2018
Por Vailton Ferreira




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carro invade contramão, bate contra ônibus, mata três pessoas e fica destruído na BR-070, diz PRF, AS DUAS VÍTIMAS FATAIS SÃO DA CIDADE DE ITACARAMBI

Eleições em Itacarambi (MG): Veja como foi a votação no 2º turno